Jovens do Sada-Funec-Contagem mostram qualidade e talento na campanha da Superliga B

 

sada

Jovens do Sada tiveram destaque na base da seleção brasileira (crédito: João Godinho)

Um time que foi montado para dar experiência aos seus jovens jogadores vem dando mostras de que a intenção vai muito além de aproveitar as oportunidades que aparecem no começo de carreira. O Sada-Funec-Contagem mostra a qualidade da base celeste na Superliga B, ao vencer os três primeiros jogos e assumir a liderança da competição que dá uma vaga na elite do vôlei nacional. O começo arrasador surpreendeu os próprios jogadores, que mostram totais condições de assumir posição no time adultos em pouco tempo.

“Para ser sincero, não esperava isso tudo. Claro que sempre entramos para tentar jogar bem e vencer, mas superou as expectativas de um começo de campeonato. Isso é fruto do trabalho que fazemos todos os dias, queremos ainda mais e estamos muito satisfeitos”, afirma o central Éder Levi, capitão do time.

Levi é apenas um dos jogadores do time que tem boa passagem pelas seleções de base do Brasil. Além dele, reúnem convocações e destaques pelo time verde-amarelo o oposto Alan, os pontas Kadu e Leozinho, além do líbero Kachel, o mais velho do elenco. O talento já rendeu, também, algumas oportunidades no time adulto, experiência que só ajudou na evolução dos atletas.

Os motivos do sucesso são vários e possuem papel igual no crescimento dos jovens.  “Temos uma estrutura fantástica totalmente voltada para o voleibol.  A filosofia de trabalho é também um ponto muito especial. O Marcelo Mendez, treinador da equipe adulta, está envolvido com o trabalho de base, e isso nos ajuda muito. Procuramos desenvolver uma filosofia de trabalho e de jogo nos moldes da nossa equipe adulta. A comissão técnica do adulto é a mesma comissão técnica da base, o que facilita muito a integração do trabalho”, comenta o técnico Henrique Furtado.

Destaque entre os grandes

A Superliga B mostra ser competitiva, contando com equipes experientes, formadas com o intuito final de conseguir a desejada vaga. Mesmo diante de elencos fortes, como foi o caso do São José dos Campos-SP, adversário da estreia, a molecada cruzeirense não se intimidou. A vitória no jogo de abertura, diante dos paulistas, semifinalistas da edição do ano passado, deixou claro o potencial do grupo que o técnico Henrique Furtado tem nas mãos. “É preciso pensar em grandes conquistas, sonhar e trabalhar para alcançá-las. Mas acredito que, para atingir um objetivo tão difícil, é necessário pensar jogo a jogo, ponto a ponto, trabalhar muito para seguir melhorando”, destaca Furtado.

O entrosamento de dois anos é fator de grande valia nos últimos resultados. “Temos uma amizade muito bacana fora de quadra e isso se reflete dentro das quatro linhas. Antes, treinávamos separados do infanto, mas agora estamos mais próximos e esse contato tem sido muito bom. Alguns jogadores, como eu e Alan, temos uma responsabilidade maior por termos jogado na seleção. Mas levamos isso na boa. O aprendizado e a troca de experiência é mútua”, destaca Levi.

Vitórias geram maior visibilidade

Os bons resultados até aqui deixam o elenco contente, mesmo sabendo que os próximos desafios serão maiores. “Com as vitórias, ganhamos visibilidade. Acho que colocamos uma ‘pulga’ atrás da orelha dos adversários, que entrarão mais espertos contra a gente. Temos que pensar no jogo a jogo. Se a fase final vier ótimo. Nossa missão é fazer o nosso”, detalha Levi. Os quatro mais bem classificados dos oito participantes passam para as semifinais, que acontecem em melhor de três jogos. A fase de classificação terá jogos de turno e returno, todos contra todos.

Mesmo sem a chance de subir para a Superliga – o regulamento da competição não permite ao mesmo clube ter dois times -, o Sada-Funec-Contagem já deu mostras de sua capacidade, tanto no adulto, como na base. Os títulos na base evidenciam o trabalho de qualidade do time estrelado, deixando claro que um futuro promissor é aguardado. A geração futura, em pouco tempo, estará dando mostras de seu talento e do potencial formados que a equipe do Barro Preto realiza há algumas temporadas. A comprovação virá em questão de tempo.

Força do grupo faz a diferença

Um dos resultados mais importantes neste começo de Superliga B veio em um clássico nacional contra o Sesi-SP, pela terceira rodada. O time paulista é um adversário de peso do Sada Cruzeiro na Superliga e a história se repete na base. No ano passado, o time mineiro venceu a Taça Paraná, desbancando os paulistanos na decisão. O torneio no sul do país é considerado o mais importante quando o assunto são jovens jogadores.

O desejo de revanche do Sesi-SP não se concretizou, apesar do Sada-Funec-Contagem ter entrado com desfalques. O ponta Kadu e o levantador Lucas Salim não puderam jogar, pois estavam com o time principal em Maringá-PR para a disputa da Copa Brasil.

Jonatas e Cachopa  deram conta do recado e não fizeram o Sada sentir falta de duas de suas referências. “Todos os jogadores têm um papel  importante na nossa equipe. Todos eles estão num nível muito parecido, com condições de jogar bem e ajudar o grupo. Iremos passar por muitas situações de dificuldade no restante do campeonato, mas temos condições de superá-las”, analisa o técnico Henrique Furtado.

Com boas atuações, os dois ajudaram na vitória que manteve o time na liderança, mostrando ao adversário direto que muito trabalho será necessário para que incomodar o time celeste.

 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s