Time renovado do Brasil mantém bom ritmo e vence Rússia por 3 a 0

Lucas Vuitel

Vitória garantiu time na semifinal do Torneio de Montreux (crédito: Lucas Vuitel)

A renovada seleção brasileira feminina de vôlei fez, mais uma vez, uma boa partida, desta vez contra as adversárias mais difíceis da chave do Torneio de Montreux, que acontece na Suíça. Nesta quinta-feira, o time de José Roberto Guimarães venceu a Rússia na reedição das quarta-de-final das Olimpíadas de Londres. O time russo também esteve em quadra com várias mudanças e sem as presenças de grandes nomes como Sokolova e Gamova.

O jogo terminou com triunfo brasileiro por 3 sets a 0 (25/14, 25/20 e 25/23), resultado que garante o time na liderança da chave, esperando somente pelas adversárias da semifinal.

Depois de um começo mais tranquilo, as russas melhoraram no jogo, mas a evolução não foi suficiente para bater o time verde e amarelo, que esteve muito concentrado e cometeu poucos erros.

Fernanda Garay, novamente, esteve muito bem nas viradas de bola, principalmente do fundo de quadra. Priscila Daroit continua aproveitando de forma elogiável as oportunidades que vem recebendo. A ex-jogadora do Mackenzie, e que acaba de se transferir do Vôlei Amil para o Sesi, foi a maior pontuadora do Brasil nas três partidas realizadas até aqui. Contra a Rússia, foram 18 pontos.

A central Adenízia anotou 11 pontos e correspondeu no bloqueio. Camila Brait também teve atuação notável, fazendo um fundo de quadra consistente, dando importante suporte para a defesa brasileira, que vem mostrando qualidade. O volume de jogo do time brasileiro é um dos trunfos que permite a campanha sem um único set perdido até então, mesmo diante de adversários que também mostra várias alterações no elenco. A China, por exemplo, disputa o torneio com o time sub-19, preparando-se para o Mundial da modalidade.

Pelo lado russo, destaque para a oposta Isaeva, que anotou 11 pontos e deu muito trabalho para as brasileiras nos potentes saque e ataques.
O jogo: tranquilidade no começo, dificuldades no final

O Brasil começou bem e muito concentrado e logo abriu 8 a 3. A diferença de cinco pontos logo foi aumentado, com as russas errando bastante e tendo grandes dificuldades no passe. A postura tática do Brasil foi fundamental para a larga vantagem aberta. Fernanda Garay recebia bolas no fundo de quadra e virava todas. O time europeu parecia sentir a falta de entrosamento e, com muitas falhas, o primeiro set foi logo finalizado.

No segundo período, o Brasil manteve a postura, mas viu as russas melhorarem. Mesmo assim, um 10 a 6 logo foi aberto e mantido. O Brasil ia bem nos saques e continuava levando problemas para a recepção adversária. Depois de abrir 20 a 14, o Brasil teve uma pequena queda no rendimento e as russas encostaram em 21 a 18. Mas, sem apavorar, o segundo set também foi brasileiro.

O terceiro set foi o mais complicado. As russas viveram seu melhor momento na partida e chegaram a estar na frente do placar nos dois tempos técnicos. A Rússia chegou a abrir 8 a 5, mas logo sofreu a virada para 10 a 8. Isaeva ia bem nos saques e o Brasil deixou seus serviços caírem um pouco, facilitando o trabalho da levantadora adversária, que aproveitou para usar suas centrais com eficiência. O equilíbrio foi até o final da etapa. Mas, com bons ataques de Priscila Daroit, que teve ótimo aproveitamento ofensivo, o Brasil conseguiu fechar o jogo e sair de quadra com a classificação em um novo momento da seleção.

Com um bom ritmo de jogo e volume consistente, tático e técnico, o Brasil parte para as semifinais, focado no título que daria boa motivação neste período de renovação da equipe de José Roberto Guimarães.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s