Time de vôlei master de BH fará primeira participação em torneio internacional

arquivo pessoal

Time venceu torneio nacional em Santos e agora parte para Turim, na Itália (crédito: Arquivo pessoal)

Em poucos meses de existência, o Disfrut-Oasis-Mackssud mostra sua força no vôlei para veteranos. O time, formado por jogadores entre 45 e 50 anos, foi campeão de torneio nacional disputado entre 30 de abril e 4 de maio em Santos, SP. “Fomos para lá com o objetivo de chegar entre os primeiros, mas o título acabou vindo. Fomos recompensados por todo o esforço que estamos fazendo”, comenta Sauro Almeida, jogador da equipe e um dos coordenadores do projeto.

O esforço, para eles, é muito maior do que para jogadores profissionais. Afinais, os atletas não são mais tão novos e precisam de um tempo maior para recuperação. “A molecada de hoje se recupera de um jogo em apenas um dia. Nós, no entanto, precisamos de mais dias e não é nada fácil. O físico é um dos nossos grandes adversários, mas estamos levando bem”, conta Sauro, orgulhando-se do título sobre times que contavam com jogadores renomados do vôlei nacional. “Tínhamos, no nosso time, o Cristal, ex-jogador do Suzano. Jogamos contra ex-atletas de muita tradição como William e Badalhó e os times eram fortes”, lembra o jogador.

De volta a Belo Horizonte, o time que treina no clube Oasis, no tradicional bairro de Santa Tereza, retornou com um troféu na mão e muitos convites. “O torneio tem projeção nacional e novas oportunidades já apareceram. Fomos chamados para jogar o Jimi (Jogos do Interior de Minas), onde participam equipes juvenis de clubes como Sada e Minas. Mas não estaremos presentes, infelizmente”, afirma o também coordenador, responsável por convencer muitos jogadores a abandonar a vida sedentária. “Aos poucos, o pessoal foi aparecendo. Usava como argumento o fato de valorizar mais a saúde e encontrar velhos companheiros dos bons tempos de vôlei”, afirma.

A equipe se prepara para o torneio World Master Game, que acontecerá em Turim, na Itália, entre 2 e 11 de agosto. “Estamos com treinos intensos duas vezes por semana. Não será nada fácil porque encontraremos ainda mais dificuldades. Teremos pela frente equipes de alto nível, como do Canadá e do Leste Europeu, com times altos e formado por ex-jogadores de muita qualidade”, revela.

Enquanto na juventude, a potência era o que mais fazia a diferença, na categoria Master, o resultado é baseado em outros fundamentos. “Passe e defesa falam mais alto. O volume de jogo pesa mais, não tem esse esquema de pancada. É um jogo mais técnico e cadenciado e precisaremos de todos os 12 jogadores”, comenta.

Os dias de descanso entre jogos não poderão acontecer, em virtude da agenda restrita. “Teremos que fazer de dois a três jogos por dia, isso pesa demais para quem está nesta faixa etária. Estamos trabalhando forte e acredito que poderemos complicar as coisas para os adversários”, indica Sauro. A rotação do elenco será fundamental para que todos estejam em boas condições físicas.

O grupo conta com a ajuda dos patrocinadores para participar do importante torneio. Mas os atletas também estão arcando com algumas despesas para atravessar o Oceano em busca de um bom resultado. “Estamos tirando, do nosso bolso, dinheiro para inscrição, alimentação e uniformes”, conta.

O time conta com boa estrutura, como bolas Mikasa, ginásio, técnico e preparador físico, além de muita força de vontade para fazer história antes mesmo do primeiro ano de vida.

 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s