Polêmico Lorena garante que seu estilo é apenas uma forma de buscar a vitória

Foto-Everton-Amaro-Sesi-2

Provocador, Lorena pode fazer a diferença dentro de quadra, principalmente se estiver em um dia inspirado. Torcida contra pode motivá-lo ainda mais. (crédito: Éverton Amaro)

O Sada Cruzeiro terá um desafio a mais diante do Sesi-SP no duelo que vale vaga na final da Superliga masculina de vôlei. Além do time de Giovane Gávio, os jogadores cruzeirenses terão que saber lidar com as provocações do oposto Lorena, conhecido por sua irreverência dentro de quadra. No ano passado, o jogador foi à final do campeonato, defendendo o Vôlei Futuro-SP e teve justamente o Sada Cruzeiro pela frente. Na oportunidade, Lorena usou de sua estratégia com poucos minutos de jogo, gerando uma grande confusão na rede. No entanto, os jogadores celestes não caíram na provocação e merecidamente saíram de quadra com o título, ganho na bola. Lorena acabou ficando de fora de boa parte do jogo depois de torcer o tornozelo. “Muita gente não entende esse meu jeito, mas só tento colocar pra fora todo o trabalho duro que temos. É uma vida de sacrifício. A maioria dos jogadores já me conhece e sabe que eu sou assim mesmo. Não faço nada por mal. Se precisar pedir desculpas, peço com humildade. Garanto que tenho um bom coração”, descontrai o oposto.

Para o jogo do próximo sábado, às 21h30, no Riacho, o time de Marcelo Mendez já sabe o que esperar. “Se nosso time deixar que isso influencie, ele vai usar dessa artimanha para tirar o nosso foco. No ano passado, entramos tranquilos e ninguém caiu nessa pilha. Agora, estamos cientes do que pode acontecer. Mas dessa vez, ele vai ter que jogar bola para vencer ao invés de tentar criar alguma confusão”, comenta o central Acácio, que chegou a atuar ao lado de Lorena no Montes Claros na temporada 2009/2010 e conhece bem o oposto, maior pontuador em toda a história da Superliga.

“É o jeito dele e eu respeito muito. É um cara muito batalhador e competitivo. Ele quer vencer, assim como todos os outros jogadores. Ele usa do seu jeito para chegar á vitória. Particularmente, não vejo nada de mal no que ele faz. Quem não o conhece, pode estranhar, mas ele gosta é disso mesmo, fazer barulho, gritar e tentar empolgar torcida e companheiros”, argumenta o central cruzeirense.

O jeito explosiva de Lorena já lhe rendeu alguns desacordos com treinadores, que não aceitaram muito bem sua personalidade dentro de quadra. “Acabou sendo pior para todos, tanto para o time, como para o técnico e também para mim. Tentaram me limitar e isso me atrapalhou, queriam que eu fosse outro cara. Acabei não conseguindo mostrar tudo que posso”, comenta.

Amigo de longa data lembra do início 

Quem também o conhece bem é o ponta Diogo, do Medley-Campinas-SP. Ele e Lorena se conheceram na adolescência quando atuaram juntos no Banespa. “Nessa época, ele era muito pior, coisa de moleque rebelde mesmo”, lembra Diogo, que ainda sente a eliminação nas quartas-de-final contra o Vivo-Minas.

Lorena se lembra bem desta época. “Eu era um molecão, não sabia nada da vida e dei muito trabalho para quem trabalhava comigo. Foi uma época turbulenta, eu gostava muito de sair e acabei dispensado. Por muito pouco não parei de jogar vôlei. Mas tudo serviu de aprendizado”, detalha. Quem o resgatou foi a equipe de Santo André, por meio do técnico Marcelo Madeira. “Se não tivesse o conhecido, não sei o que seria da minha carreira. Devo muito a ele. Foi a época mais difícil da minha vida”, comenta.

Depois de alguns anos separados, Lorena e Diogo se reencontraram na Itália, onde defenderam o Gioia del Colle na temporada 2008/2009. “Por lá, ele era mais comedido, até pela diferença de cultura”, relata Diogo. Lorena discorda um pouco da opinião do amigo de longa data. “A turma lá pirava comigo, muitos iam ao delírio mesmo, principalmente quando eu jogava pra torcida. Esse meu espírito não ficou de lado quando joguei por lá. Dou a vida dentro de quadra”, afirma.

Diogo garante que o Lorena das quadras é bem diferente fora delas. “Ele é um cara fora de série, tão tranquilo que fica até difícil reconhecer. Minha família inteira o conhece, ele frequenta minha casa e é um grande amigo que tenho”, admite.

Na semifinal os dois estiveram em lados opostos e tiveram um pequeno atrito. “Foi coisa de jogo, algumas encaradas apareceram e depois deu uma confusão ainda maior envolvendo outras pessoas. Depois do jogo, liguei pra ele, me desculpei e ficou tudo certo. Foi coisa pequena diante de tudo que criamos nestes anos todos”, salienta o jogador do time campineiro.

Relembre algumas confusões de Lorena

–  Recente declaração contra Bernardinho – “Nunca tive oportunidade na seleção brasileira. Minha grande angústia sobre o Bernardinho é sempre me julgar sem me conhecer. Para mim, ele é a mesma coisa que nada. Comigo ele não foi muito honesto”

– Final da SL 2011/2012 – atravessou quadra para discutir com jogadores do Sada após confusão no início do jogo. Foi amarelado e depois ainda se contundiu, tendo que deixar a quadra. Quando voltou, era tarde demais.

– Final Paulista 2013 – confusão com membros da comissão técnica do Campinas pela semifinal. Sesi foi multado em R$ 15 mil.

– Lorena comanda vitória do Montes Claros sobre o Sada na semifinal da temporada 2009/2010. Nesta partida, se tornou o maior pontuador da história da Superliga, até então.

– 16/1/2013 – abertura do returno da Superliga – Lorena discute com Giovane durante tempo técnico. Jogador teria virado as costas durante orientação, o que iniciou uma discussão, que só foi interrompida pelo líbero Serginho.

– 26/01/2016 – Contra o Rio, fora de casa, ele incendiou o jogo. Marcou 2 pontos na vitória por 3 a 2 e não cansou de provocar os mais de 8 mil torcedores.

 

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

