Marcelo Mendez é só elogios para o rival Horacio Dileo

Imagem

Marcelo Mendez e Dileo são conhecidos de longa data; a amizade vai ficar de fora no clássico de hoje (crédito: Cristiano Trad)

Um duelo de alto nível está prometido para amanhã, quando Sada Cruzeiro e Vivo-Minas se encontrar para disputar o clássico mineiro no returno da Superliga masculina de vôlei. A qualidade dos jogadores que estarão em quadra também aparece fora das quatro linhas. No entanto, quando o assunto são os treinadores das duas equipes, a rivalidade é bem mais amistosa. “Conheço o Horacio de longa data. Para mim, não é nenhuma surpresa a boa campanha que o Minas vem fazendo nesta competição, crescendo em um momento importante. Ele fez grandes trabalhos na Argentina e também na Europa e agora vem dando importante contribuição com o time da capital”, analisa Marcelo Mendez, no Brasil há cinco temporadas, sendo quatro delas á frente do Sada Cruzeiro. No time celeste, Mendez teve alguns dos principais momentos da carreira, como o título brasileiro do ano passado, a conquista do sul-americano e o vice no Mundial Interclubes em Doha.

Já consolidado no cenário nacional, ele garante que o compatriota tem tudo para ocupar um posto de respeito em pouco tempo. “Talvez para os brasileiros, ele precise de apresentações, mas para mim isso não é necessário. O Horacio sofreu muito no começo, com vários jogadores de fora por conta de contusões e, mesmo assim, conseguiu arrumar a casa. Já vejo o Minas com sua cara”, crava Mendez, sem medo de elogiar o colega.

A dupla irá estar frente a frente pela quinta vez no ano. Até aqui, foram quatro vitórias do Sada, sendo três no Estadual e uma na primeira rodada desta Superliga. O Minas ainda não venceu um único set do Sada nesta temporada.

Com nove vitórias seguidas no campeonato, o time da Rua da Bahia mostra importante evolução em um momento de decisão do campeonato, quando começam a ser definidas as posições dos classificados. O volume de jogo mostrado pelo Minas é uma das características que Horacio conseguiu implantar. “O vôlei argentino tem muito disso. Como não temos jogadores fortes fisicamente, precisamos tentar levar vantagem em outros aspectos e a parte defensiva acaba se sobressaindo. Defesa e bloqueio são dois aspectos importantes do vôlei argentino. Isso esteve muito presente em nossa campanha no ano passado”, relata Mendez, lembrando do título nacional, em uma temporada onde tudo deu certo. “O vôlei moderno exige muita defesa, além de força e eficiência no saque. Consegui trazer isso para o nosso time, além do fato poucos erros apareceram no ataque, dando bom destaque para a virada de bola. Sempre respeitando as características dos jogadores, isso também tem que ser levado em conta”, detalha o treinador.

A admiração dos brasileiros com o vôlei argentino é recíproca. Importantes momentos do vôlei nacional tiveram a presença de portenhos como Castelani no Minas na década de 80 e de Weber, atual treinador da seleção argentina, que se destacou como técnico e jogador do Unisul-RS. Marcelo Mendez e Horacio Dileo são as referências do vôlei argentino no Brasil.

No entanto, o talento verde e amarelo sempre foi considerado no país vizinho. “Tivemos algumas presenças por aqui, mas o sucesso do Brasil é inteiramente de sua responsabilidade. A técnica é apurada e faz a diferença para os resultados de expressão que foram conquistados ao longo dos anos. O Brasil sempre teve grandes jogadores e treinadores”, comenta Mendez, que não descarta que existe, ainda, um complemento na modalidade entre um país e outro. “Fazemos a nossa parte e ajudamos como for possível. O resultado do trabalho acaba aparecendo”, salienta.

 

 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s