Flamengo pensa em disputar a Superliga

Imagem

Flamengo montou belo time no vôlei feminino, mas depois da extinção da equipe, o que restaram foram dívidas com a CBV e com as jogadoras (crédito: Eugênio Gurgel)

 

É inegável o apelo que qualquer time de futebol tem no país quando decide criar uma equipe de alto nível em outro esporte. Exemplos são vários, do passado, do presente e alguns certamente aparecerão no futuro. Para o que vem por aí, é possível que o Flamengo retome um time de vôlei para a disputa das Superligas masculina e feminina na temporada 2013/2014. “O Flamengo possui equipes de base, desde a escolinha até o juvenil. Sempre temos a intenção de fazer um time de ponta, que entre para disputar títulos. Mas uma coisa é querer, outra é fazer”, comentou um dos integrantes da nova diretoria do clube carioca, que preferiu guardar anonimato. O representante rubro-negro não esqueceu de lembrar do caso recente da equipe de natação flamenguista, que foi extinta por falta de condições de trabalho na Gávea.

A Supeliga de vôlei já teve clubes de futebol integrando seu quadro de equipes participantes. No feminino, Flamengo, Vasco, Botafogo e Sport já jogaram o campeonato nacional, com destaque para a final de 2001 entre Flamengo e Vasco e para o time de Recife, que soma três participações, entre 2007 e 2010.

No masculino, são seis exemplos, com Volta Redonda, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo. O recordista foi o Palmeiras, com oito presenças entre 94 e 98 e 99 e 2003.

Para garantir vaga na Superliga, o Flamengo pode entrar como clube convidado, desde que apresente à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) um projeto consistente, ao contrário do que aconteceu anteriormente. “O histórico dos clubes de futebol na Superliga, que mostraram um plano consistente e com durabilidade são poucos. Não temos preferência por esse ou outro clube ou empresa participando. O que queremos são projetos viáveis, que pensem no médio e longo prazo”, destaca Renato D´ávila, superintendente da entidade, deixando claro que o simples fato de ser um clube de futebol não é suficiente para garantir a participação de qualquer possível interessado.

As principais equipes que disputam o título das duas competições tiveram altos investimentos, fator mais do que necessário para quem quer fazer bonito no principal torneio de vôlei do país. “Para formar uma equipe de alto nível, custa caro. Os parâmetros são diferentes dos do futebol, mas trata-se de um valor representativo. Muitas vezes, parceiros são necessários para que os gastos sema consistentes e não ocorram dívidas”, detalha Renato.

As dívidas, infelizmente, foram o que sobrou após alguns clubes de futebol desistirem de disputar a Superliga. “Os problemas aconteceram tanto com os jogadores como com a própria CBV. É bom deixar claro, também, que isso aconteceu em outras oportunidades, não somente com os clubes de futebol que chegaram a disputar o campeonato”, ressalta o superintendente.

Para ele, dois exemplos servem de base para os possíveis interessados. “Temos o Sada Cruzeiro, que em pouco tempo de parceria, já mostrou ter um trabalho vitorioso, disputando Campeonato Mundial e conquistando um título brasileiro. O RJX também mostrou um projeto muito profissional, que já se tornou realidade no cenário nacional”, comenta.

A presença de clubes no vôlei não possui um padrão pré-definido de formação. Assim como os clubes tiveram a ideia de formar um time de vôlei, outros modelos aconteceram no caminho inverso: um time já mostrava capacidade e teve o apoio de um grande clube de futebol para formar uma parceria com grandes ambições. “O mais importante, em qualquer dos casos, é a continuidade. É interessante pensar em algo para se fazer em, no minimo, cinco anos”, aponta Renato.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Flamengo pensa em disputar a Superliga

  1. Joao batista da silva disse:

    Tambem acho q devem disputar no mengao tem otimas atletas e com certeza conseguirao alcancar o topo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s