Minas sub-22 chega motivado para disputa do LDB

Imagem

O armador Wilson é um dos mais jovens, mas ao mesmo tempo, é um dos mais experientes do grupo do Icatu-Minas na Liga de Desenvolvimento de Basquete (crédito: Angelo Pettinati)

 

De um time com bons nomes e que não deu o resultado esperado a um novo elenco, não tão conhecido, mas com uma possibilidade mais clara de subir importantes degraus no cenário do basquete. Assim pode ser resumido o Icatu-Minas, que começa hoje a disputar, em casa, a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), espécie de campeonato brasileiro sub-22, com treze equipes que disputam o NBB5, além de outras cinco. No total, são dezoito times de sete estados e do Distrito Federal. O time mineiro, comandado por Cristiano Grama, estreia hoje, na Arena Vivo, ás 20h, contra o CECRE-Vitória-ES. O grupo do Minas ainda conta com Suzano-Campestre-SP e Paulistano-Unimed-SP. Outro representado do Estado que participa do torneio é o Ginástico, tradicional clube do bairro cruzeiro, região centro-sul de Belo Horizonte.

O grupo minastenista ainda conta com Suzano-Campestre-SP e Paulistano-Unimed-SP.

Esta será a segunda edição do campeonato, que no ano passado recebeu o nome de LDO (Liga de Desenvolvimento Olímpico). A intenção, desde o começo, foi dar mais oportunidades para os jovens, pensando em futuros, mas não tão distantes ciclo olímpicos. Nos times adultos, os jovens costumam receber menos espaço e realizar um torneio somente com atletas da mesma faixa etária abre portas de grande valor para todos os envolvidos. Não somente os atletas, como os próprios treinadores, clubes e patrocinadores acabam sendo beneficiados.

No primeiro ano, o Minas não foi bem, apesar de ter no elenco nomes de qualidade como Cristiano Felício, hoje no basquete universitário norte-americano, Jordan Burger, Cauê Borges, hoje em Franca e Bruno Irigoyen, que ainda permanece no elenco. Cristiano e Bruno, inclusive, estiveram no elenco que foi ao Pan-Americano de Guadalajara-MEX. “Nosso time tinha jogadores conhecidos e se esperava mais no ano passado. Sofremos com poucos treinos e a falta de entrosamento. Agora, temos jogadores menos badalados, mas com mais vontade de mostrar o potencial e isso pode nos ajudar bastante”, garante o armador Wilson Júnior, 18 anos, um dos mais novos do elenco e, ao mesmo tempo, um dos mais experientes.

Wilson tem boa passagem pela seleção brasileira de base, integrando os elencos sub-15, sub-17 e sub-18. Por esta última categoria, Wilson conquistou, neste ano, em São Sebastião do Paraíso-MG, o vice da Copa América, perdendo a decisão para os Estados Unidos. “Esta minha participação na seleção brasileira foi muito benéfica para minha carreira. Cresci muito como pessoa e jogador e sou muito grato pela oportunidade de ter jogado entre os melhores do país e ter trabalhado com o Demétrius, um dos grandes treinadores do nosso basquete”, lembra Wilson, que não foi titular na competição continental, mas aproveitou bem as oportunidades que recebeu.

Hoje, com boa bagagem, ele faz o papel de conselheiro de alguns jogadores que chegam agora ao sub-22. “Temos alguns atletas com 17 anos, por exemplo, que estão começando a entrar no time. Procuro passar algo de bom para eles, dar tranquilidade, assim como acontece comigo no adulto”, destaca o armador, que já integra o principal elenco minastenista desde o ano passado. “No adulto, muita gente faz a função que eu faço no sub-22 de dar conselhos e ajudar no amadurecimento. É sempre bom ter uma presença desta no time”, relata.

Wilson possui funções diferentes nas duas equipes e vê isso como algo favorável. “No adulto, as oportunidades são poucas e quando elas aparecem, precisamos aproveitar ao máximo e tentar ganhar a confiança do treinador em pouco tempo em quadra. A pressão aumenta e isso ajuda no nosso crescimento. Querendo ou não, acaba refletindo no time sub-22, onde tenho um outro espaço dentro da equipe”, afirma.

Dos 13 atletas do elenco do Icatu-Minas no LDB, seis já fazem parte do adulto que disputa o NBB, como Danilo, Henrique, Bruno e Tobias, que foi bastante elogiado pelo técnico Cristiano Grama. “O Wilson é muito talentoso, mas na parte física ainda precisa evoluir. Já o Tobias é um jogador mais bem preparado para já chegar no adulto tendo uma condição real de ajudar”, comentava o treinador ainda durante o Estadual, quando o sub-22 enfrentou equipes adultas como Ginástico, Mackenzie, Minas e o Uberlândia. “Esta oportunidade também foi muito rica. Sentimos na pele a pressão de um jogo adulto, enfrentando times de alto nível. Isso fez nosso jogo crescer mais, além de nos dar boa dose de entrosamento”, conclui Wilson.

A Arena Vivo recebe até o dia 30 jogos do grupo C e D da competição, que promete revelar jovens talentos. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para as quartas-de-final.

Ginástico aposta na tradição

Ao contrário do ano passado, quando fez parceria com o Winner-Limeira, neste ano o Ginástico, tradicional clube do bairro Cruzeiro, na região centro-sul de Belo Horizonte, chega para a disputa por conta própria. O técnico Luís Carlos prevê dificuldades para a classificação. “Caímos em uma chave pesada, mas temos que pensar no jogo a jogo. A próxima partida é sempre a mais importante, sempre enfatizamos isso para os garotos”, prevê o treinador.

O Ginástico entrou no LDB graças à desistência do Vila Velha-ES.

Alguns dos atletas disputaram o Estadual deste ano. “Temos um bom time, com importante peças. Trouxemos alguns jogadores do interior de São Paulo e acredito na força do grupo”, comenta.

Para ele, a importância de um campeonato como este é grande. “É sempre bom dar oportunidade aos garotos, ainda mais para um clube formador como o Ginástico. O estado de Minas Gerais, que já revelou grandes talentos, também é beneficiado”, analisa Luís.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s