Levantador do infanto-juvenil do Sada comemora oportunidade entre os profissionais

Imagem

 

De ajudante nos treinos do profissional a integrante do elenco campeão brasileiro. A trajetória do jovem Odilon Fortini, 18, é curta no Sada Cruzeiro, mas já mostra possibilidades de crescimento. “Cheguei aqui com 15 anos e sempre sonhei com esse momento. No ano passado, tive um contato mais próximo com os jogadores, mas isso se restringia a alguns cumprimentos e à ajuda durante os treinos, pegando bolas e enxugando a quadra. Mesmo assim, sempre pensava na oportunidade de estar ao lado deles”, admite o levantador, que integrou neste ano a seleção juvenil, mesmo com idade para atuar no infanto-juvenil, uma categoria abaixo. “A pressão foi grande no Centro de Treinamento de Saquarema-RJ. Acabei sendo cortado, mas o aprendizado foi grande”, lembra Odilon, que foi campeão metropolitano em 2012 duas vezes, atuando pelo juvenil e pelo infanto-juvenil do Sada Cruzeiro. 

Meta. O maior objetivo do jogador, neste momento, é conseguir uma vaga de terceiro levantador, uma vez que William e Daniel são os preferidos de Marcelo Mendez. “Sou um privilegiado. Já pude sentir a diferença. Se você se distrair, perde uma jogada e a oportunidade de mostrar qualidade. A concentração tem que ser total”, indica. 

O contato aberto com os profissionais é o que mais chama a atenção. “Não tem estrelismo, todos estão sempre dispostos a ajudar. Isso motiva muito”, comemora. Mesmo sabendo das dificuldades, Odilon está otimista. Em 2013, diante dos vários compromissos do time, ele pode ganhar mais oportunidades do que imagina. “Preciso pegar firme e mostrar força de vontade. Vou dar o meu melhor a cada momento, para que todos tenham certeza sobre o meu potencial”, garante. 

Quem o acompanha há mais tempo, não nega o talento. “Ele é habilidoso e está no clube há alguns anos, o que ajuda na adaptação. Sua dedicação influenciou para que ele fosse um dos escolhidos a treinar com o profissional”, mostra Humberto Martelete, assistente técnico do adulto. Alguns jogadores do juvenil já participam dos treinos com os atuais campeões brasileiros. E esse pode ser o futuro do time nos próximos anos. Odilon quer estar entre os destaques em um futuro.

 

Rivais têm critérios distintos de efetivação 

Odilon é um dos integrantes de um processo que envolve talentos de muita qualidade, que ano após ano, aparecem nos principais clubes de Belo Horizonte. Assim como o Sada Cruzeiro, o seu maior rival, o Minas Tênis Clube, também fica de olho nos jovens que aparecem com condições de integrar o elenco principal. “O nosso critério é a qualidade do jogador. Antes de chegarem ao adulto, eles participam de jogos e torneios na categoria aspirante para que comecem a se ambientar com um nível maior de atuação e exigência”, destaca Sérgio Veloso, técnico principal do vôlei minastenista, responsável por coordenar a parte técnica e fazer a integração entre as equipes de base com o time principal. “Assim que um novo técnico chega, deixamos claro para ele a filosofia de dar oportunidades para os atletas revelados dentro do clube”, revela Veloso.

No Sada, o critério já fica por conta da necessidade do time principal. De acordo com a demanda, os responsáveis identificam as melhores opções. “Atualmente, temos quatro jogadores com idade inferior à da categoria adulto já fazendo parte dos treinos. Aos poucos, eles vão ganhando oportunidades para ganhar experiência. No momento certo, eles serão efetivados e já saberão vivenciar melhor essa situação”, comenta Humberto Martelete, assistente técnico do time cruzeirense.

 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s