Olympico confirma presença na Superliga B

Imagem

Alan, Alemão, Eder e Jonatas foram cedidos pelo Sada. Quarteto promete ajudar o Olympico na tentativa de acesso à elite do vôlei nacional (crédito: Emmanuel Pinheiro)

Minas Gerais terá um representante de expressão na Superliga B, que começa no dia 18 de janeiro. O Olympico-MartMinas chega para a disputa, que dará duas vagas na elite do vôlei nacional masculino, com a base da seleção brasileira juvenil, que sagrou-se campeã sul-americana em outubro. Ao todo, serão cinco jogadores que conquistaram o torneio continental, além de outros dois, que fazem parte do grupo, mas não atuaram na competição.

O Sada Cruzeiro cedeu três jogadores de sua equipe juvenil, que recentemente conquistou o Metropolitano: o central Éder, o ponta Jonatas e o oposto Alan estão confirmados. Jogadores do Vivo-Minas também devem integrar o elenco do clube do bairro da Serra, mas ainda não há confirmações sobre os nomes.

O time será comandado por Leandro Rocha, assistente da seleção juvenil. “Já conhecer o grupo é um ponto a favor. Daremos continuidade ao trabalho que está sendo feito na seleção. Isso facilita muito, até para alguns aspectos do dia a dia, como entrosamento”, destaca Leandro, que na última Superliga chegou a estar à frente do Montes Claros.

Jogadores com idade juvenil do Sesi-SP também eram esperados, mas o clube paulista acabou não cedendo algumas peças que eram esperadas pelo time mineiro.

Além dos jogadores da seleção brasileira juvenil, também farão parte do elenco atletas que disputaram o Campeonato Mineiro pelo Olympico. Serão oito integrantes do grupo que ficou em quarto lugar na competição estadual, como o líbero Daniel Caixeta, 20 anos. “Apesar do grupo ser jovem, acho que temos condições de brigar na fase final. Ainda faltam chegar mais alguns atletas, mas todo estão trabalhando bastante pra dar resultado”, comenta o defensor. O mês de novembro foi importante para que Leandro e seu assistente Ediney, que foi o treinador no Estadual, trabalhassem juntos, fazendo observações, visando a escolha das melhores peças.

Daniel terá a concorrência na posição de Rogério, ex-Maringá. “Trata-se de um atleta com enorme potencial, que já recebeu vários elogios do Bernardinho, que inclusive o apontou como sucessor do Escadinha”, elogia Leandro.

A Superliga B chega à sua segunda edição, depois de grande sucesso na temporada de estreia. O torneio terá oito equipes, divididas em oito grupos. As duas primeiras de cada classificam-se para as semifinais. Na primeira fase, o formato é de todos (de cada grupo) contra todos, na casa de cada representante. O circuito no Olympico Club está marcado para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. “Gosto desta forma de disputa, que foi bastante elogiada na primeira temporada. Todos os jogos serão transmitidos pela internet, enquanto outros terão transmissão do Sportv. Isso é um ponto bastante positivo”, relata Leandro.

No grupo B, o Olympico terá pela frente São Caetano (SP), São José dos Campos (SP) e Foz do Iguaçu (PR). No grupo A, estão Aprov/Chapecó (SC), Climed/Atibaia (SP), Monte Cristo (GO) e Brasil (RJ). Esta equipe carioca entra na disputa com a seleção brasileira infanto-juvenil, dando importante oportunidade para os jovens ganharem experiência.

Apesar de não ter grande conhecimento sobre os adversários, a expectativa é de uma boa participação. “Nossa primeira meta é chegar nas semifinais. Acho difícil a realização de um amistoso contra alguma destas equipes, mas temos que trabalhar duro a cada etapa. Acredito que nosso grupo seja o mais equilibrado”, comenta Leandro.

Oportunidade de ouro para oposto do Sada

O Olympico-MartMinas ainda não está com seu elenco fechado. Até o momento, dois atletas com idade adulta estão confirmados. Enquando um nome ainda não é divulgado, o outro já é conhecido. O oposto Alemão, do Sada Cruzeiro, terá no time por onde disputou sua primeira Superliga, uma oportunidade de mostrar seu valor e voltar à boa forma.

Alemão está parado há cerca de nove meses, depois de passar por uma cirurgia no quadril e sofrer, na sequência uma lesão na região lombar. “Já voltei aos treinos, mas ainda não estou 100% fisicamente. Isso só vou reconquistar com o tempo. Tenho treinado bem, mas o cansaço vem rápido. De qualquer forma, sou muito grato ao Olympico pela oportunidade. Acredito que em dois meses, eu já tenha retornado à minha melhor condição. Se tudo der certo, volto com tudo em um momento de definição na competição”, comemora o jogador, revelado pelo clube de Três Corações.

Até o momento, Alemão continua treinando no Sada Cruzeiro, recebendo importante respaldo do time celeste. “Ainda terei mais três ou quatro semanas de trabalho físico para finalizar essa minha preparação, e depois voltar a fazer tudo sem sentir nenhuma dor. Essa lesão nas costas requer uma recuperação mais longa, mas estou muito confiante para fazer um bom trabalho e ajudar o Olympico, onde iniciei minha carreira. Vai ser muito bacana voltar a jogar em um lugar onde já conheço a estrutura e o ambiente”, analisa Alemão, de 24 anos.

O oposto já foi treinado por Leandro Rocha no Montes Claros e também no próprio Olympico. “Agradeço muito a confiança que ele depositou em mim. Espero retribuir em breve. Vou me empenhar bastante para isso”, afirma o atleta. “Deixei claro para eles que ainda estava em processo de recuperação, que ainda não estou muito perto do auge, mas mesmo assim eles acreditaram no meu potencial. Preciso correr atrás desse tempo perdido”, acredita Alemão.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s