Mineirinho recebe festa do futsal brasileiro

Imagem

Manoel Tobias é o padrinho do evento que reverterá o valor arrecadado para entidades contra as drogas (crédito: Daniel Protzner)

As incontáveis peladas de final de ano, que muitas vezes, servem para arrecadar fundos para instituições carentes, agora chegam ao futsal. E um dos primeiros eventos beneficentes da modalidade acontecerá nesta segunda-feira, no Mineirinho, a partir das 18h. O FutsalFest tem como organizadora a mesma empresa que realiza anualmente o Jogo das Estrelas do ex-craque Zico. Para o jogo em Belo Horizonte, o padrinho será Manoel Tobias, que marcou seu nome na história do Clube Atlético Mineiro. “Não são muitos os eventos que possuem essa plataforma de solidariedade, com a missão de ajudar os mais necessitados. Fiquei muito feliz pelas portas abertas que encontrei na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), que se mostrou interessada desde o primeiro momento. Iremos reunir estrelas do passado, presente e futuro e estou muito feliz por fazer parte desta festa”, comentou Tobias em coletiva realizada no maior ginásio da capital mineira, que não vem sendo utilizado com frequência em eventos esportivos, tendo seu grande potencial desperdiçado.

Além de Tobias, estarão reunidos na festa grandes nomes do futsal como Jackson, eleito melhor jogador do mundo em 1982, Falcão e Neto, que receberam o mesmo prêmio nos anos de 2008 e 2012. Outros nomes confirmados são de ex-jogadores que atuaram pelo Atlético e por outras equipes brasileiras como Piu, Rogério, Vander Carioca, Vinícius, Fininho e Lavoisier. Do futebol de campo, Marques estará em quadra, assim como Bianchini e Dieguinho, que atualmente integram o elenco do V&M-Minas, que se sagrou bicampeão da Taça Brasil de Futsal no último domingo. “Essa é uma oportunidade não somente para a torcida do Atlético, mas para todas as outras torcidas, como as de Cruzeiro e América. Será uma festa muito bonita e todos estão convidados para ajudar as entidades”, alerta Tobias.

As equipes serão divididas entre ex-jogadores do Atlético e outros que não chegaram a vestir a camisa do time mineiro.

Uma oportunidade como esta foi desejada por várias cidades, mas Belo Horizonte mostrou sua força quando o assunto é futsal. “Não podíamos perder essa chance. Nossa maior vontade é de perpetuar esse encontro. Esperamos que ele aconteça aqui nos próximos anos e que a cidade se confirme como a capital desta importante modalidade”, comemora o secretário da SEEJ Eros Biondini. “Batemos o martelo há 45 dias e desde então, começamos  a fazer um estudo da viabilidade para o Mineirinho receber esta partida. Queremos maximizar a utilização do Mineirinho, estender sua importância para o esporte, ir além de eventos culturais que já acontecem por aqui. Uma bonita história do esporte brasileiro foi feita aqui e queremos que isso continue, mostrando um novo tempo do esporte em Minas Gerais”, destaca Eros.

O jogo principal acontece às 20h, mas a movimentação dentro de quadra poderá ser vista com duas horas de antecedência. Às 18h, times sub-9 do Colégio Collegium e de uma equipe do Rio de Janeiro abrirão a festa. Uma hora depois, será a vez de ex-viciados em crack, de entidades filiadas ao governo, que passam por reabilitação, mostrarem que as drogas foram vencidas, de goleada. “Será um belo testemunho deste trabalho de recuperação, afirmando a união de fatores como prevenção, esporte e ressocialização”, destaca Eros Biondini.

Para a partida, Manoel Tobias garante que o resultado é o que menos importa. “O mais importante é a festa, ajudar quem precisa. Mas já falei para o pessoal do outro lado aliviar, senão a torcida não irá perdoá-los”, descontraiu o craque, que reside em Fortaleza. Assim que viu Marques, Tobias, ao invés de cumprimentá-lo, resolveu prestar reverência ao ex-ídolo atleticano, que se despediu da massa sem uma partida comemorativa. “Joguei futsal até os 17 anos e quando tinha nove, fui treinado pelo Miltinho, um dos responsáveis pelo título da Liga Nacional, que me passou muita coisa boa. Vai ser bom reencontrá-lo. É muito bom participar destes eventos com caráter social. Do lado de tantos craques, vai ser fácil jogar”, comenta Marques, que deixou claro que seu joelho não é o mesmo dos gloriosos tempos pelo lado esquerdo do ataque alvinegro.

Apesar de morar na capital cearense, Tobias reafirmou seu amor e carinho por Belo Horizonte. “Se eu for falar aqui do Atlético e de Belo Horizonte, vou me emocionar. Sou um privilegiado por ter dado uma parcela de contribuição na história deste time. Recebo, até hoje, carinho da torcida do Galo e também de outras torcidas e isso não tem preço. Sei que fui o protagonista quando estive aqui, mas outros tantos ajudaram a abrilhantar as conquistas que tivemos. Sempre que volto para Belo Horizonte, fico impressionado com o legado que deixamos, como o recorde de público, que dificilmente será batido”, recorda Tobias.

Os ingressos para o FutsalFest custam R$ 10 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site http://www.ingressofacil.com.br. Hoje, durante todo o dia, as bilheterias do Mineirinho estarão abertas

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s