Presente, mas com as aspirações estagnadas

Imagem

 

A delegação do Brasil chega em Londres motivada, como não podia deixar de ser. A expectativa para os resultados brasileiros são boas, mas sem muitas alterações em relação às últimas edições.

Natação, judô, futebol, vela e hipismo possuem boas chances de retornarem com medalha. O  basquete masculino retorna aos Jogos depois de 16 anos levando um dos melhores elencos já formados.

Alguns resultados poderão ser comemorados mesmo que medalhas não apareçam. Ficar entre os melhores do mundo é motivo de orgulho e superação, em um país que não tem, por cultura e hábito, dar o devido suporte à atletas de modalidades menos favorecidas, como nado sincronizado, pentatlo e tiro com arco.

Neste período do ano, muitos recebem ajudas de várias entidades e interessados, que logo depois zarparão para o próximo investido, que deve ter repercussão nacional naquele momento como pré-requisito. 

Apoiar a trajetória e as dificuldades de um ciclo olímpico nem passam pela mente e vontade de muitos empresários e governantes, que mostram algum reconhecimento em períodos que vão de acordo com seus interesses pessoais.

Desta forma, dificilmente seremos uma potência olímpica. O governo também insiste em não dar ao esporte a valorização para produzir cidadãos e atletas de destaque e respeito. Se a base não funciona, o esporte nunca terá a função que lhe cabe. Estamos desperdiçados, em talentos humanos, assim como acontece com nossos recursos naturais, amplos e ao mesmo tempo escassos em sua produtividade e potencial.

O Brasil, país do descaso, mais uma vez se mostra presente em uma Olimpíada. Mas enquanto a realidade persistir, poucos recordes acontecerão, assim com ambições e expectativas permanecerão estagnados. 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s