Vôlei do Praia Clube projeta sucesso na nova temporada

Spencer Lee estará mais uma vez no comando do Praia Clube, que fez boas contratações e ainda manteve nove jogadoras da última temporada (crédito: Alexandre Arruda – CBV)

Mesmo depois conseguir a melhor colocação em toda sua história na Superliga feminina de vôlei, o Banana-Boat Praia Clube mostra almejar voos mais altos na principal competição do país. O sexto lugar na última edição ficou de bom tamanho, mas para a próxima temporada, o clube chega com uma possibilidade real de incomodar ainda mais as adversárias de maior investimento. Provas da força do clube foram algumas contratações já confirmadas pela diretoria do clube e que chegam para fazer a diferença. A ponta Herrera, que foi a maior pontuadora da última Superliga, foi a principal novidade. A cubana, que fez 433 pontos no torneio, era desejada por vários clubes, de dentro e fora do país.

No entanto, a proposta do Praia parece ter sido mais vantajosa para a ponteira, que será a grande estrela de um equilibrado elenco. “Não acho que foi somente a parte financeira que a atraiu. Temos uma bela estrutura de trabalho e uma cidade cada vez mais envolvida com a equipe. Isso conta muito para que ela se sinta em casa”, comentou o técnico Spencer Lee. Para ele, as contratações têm sua importância assim como a manutenção da base. “Nove jogadores permaneceram no elenco. Isso nos ajuda bastante, principalmente na estrutura tática da equipe e também de logística. Nosso time teve um comportamento muito bom na última temporada e a base ajuda na continuidade do projeto”, destacou o treinador, que também está garantida para a temporada 2012/2013.

Alguns dos destaques do clube foram mantidos, como a jovem levantadora Juliana Carrijo, a experiente líbero Arlene, 42, além da ponta Dayse. Além de Herrera, o clube já confirmou as contratações de duas centrais com grande poderio no bloqueio. Letícia Hage atuou pelo Mackenzie-Cia do Terno e fez 261 pontos no campeonato, sendo 99 fechando as portas para as adversárias. Mayhara, que estava no modesto Rio do Sul, mostrou potencial e ganhou uma oportunidade em um clube de maior expressão. A meio-de-rede de 1,85m fez 248 pontos na Superliga, 74 de bloqueio.

“Estamos formando uma equipe mais forte em todos os segmentos. Ganhamos muito poder de definição com a Herrera e também no bloqueio. A Letícia figurou entre as melhores bloqueadoras em todas as rodadas da Superliga. Isso nos dá uma possibilidade real de montarmos um elenco competitivo”, afirmou Spencer Lee. “Com grupo mais forte, com qualidade em todos os fundamentos. Cada uma vai trazer o que tem de melhor. Entraremos na Superliga para brigar de frente com as principais equipes”, comentou a levantadora Camila Torquette. A ponta Michelle Pavão também é uma das novidades. Ela chega motivada, principalmente pelo fato de voltar a jogar com sua irmã gêmea Monique, que já estava no clube na última temporada.

Tudo isso só foi possível devido ao maior investimento do patrocinador, que liberou mais recursos para a temporada que se inicia. “A boa campanha na última temporada colaborou bastante para que o alto nível das contratações, em especial a da Herrera, que é uma jogadora diferenciada. Nosso resultado deu uma injeção de ânimo nos investidores, que mostraram acreditar ainda mais no projeto, que começou antes mesmo da nossa estreia na Superliga. Teremos uma equipe mais competitiva, que terá condições de superar desafios ainda maiores”, projetou Lee.

A expectativa é de figurar entre as principais equipes da Superliga, aumentando as ambições de deixar para trás grandes potências do vôlei feminino brasileiro. “Quem sabe não conseguimos uma vaga inédita na semifinal já neste ano. A ideia é, em médio e longo prazo, buscar um título nacional. Confio muito nisso”, apontou Spencer Lee.

Na última Superliga, o Praia caiu nas quartas de final para o forte Vôlei Futuro, considerado um favorito desde o começo da competição. A decisão só aconteceu no terceiro jogo e as paulistas se classificaram somente depois de muito suor e dedicação. “Fomos bem na última Superliga e por pouco não eliminamos uma grande equipe. Nossa chance, para a próxima temporada, será muito maior”, comemorou Torquette. A apresentação do time amarelo e preto está marcada para a próxima segunda-feira.

Clube quer ser potência olímpica 

Com grande tradição esportiva, o Praia Clube tem no vôlei uma das referências em sua capacidade esportiva. No entanto, o clube mostra ser um formados de talentos e conquistados de bons resultados em outras modalidades. “Além de sermos um dos maiores clubes do Brasil, temos um projeto de trabalho que já começa a colher alguns frutos. Nossa meta é colocar alguns atletas tanto nos Jogos Olímpicos como nos Jogos Paralímpicos”, destacou André Leles, gerente de esportes do clube uberlandense.

No Troféu Maria Lenk de natação, que terminou no último dia 29, o clube do Triângulo Mineiro conseguiu um importante resultado por meio de Roberta Kamila, uma das duas representantes da agremiação na competição que contou com grandes nomes da modalidade. Roberta ficou em terceiro nos 50m borboleta e colocou seu nome na história do clube, que conquistou sua primeira medalha em campeonatos brasileiros absolutos. Além da natação, o Praia mantém equipes profissionais de tênis, futsal e judô.

A estrutura do clube é uma das principais responsáveis pela manutenção de equipes de qualidade, que mostram melhores resultados a cada ano. “Em termos de estrutura, não ficamos a desejar para ninguém, nem para as referências esportivas do Brasil, como Pinheiros e Minas Tênis Clube. O que faltam são os resultados, que não vão demorar para aparecer. Temos um projeto bastante promissor que se solidifica a cada ano”, argumentou Spencer Lee, que ainda destaca o envolvimento da cidade com as equipes profissionais das mais diversas modalidades.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s