Sada e Minas contam com destaques para a final do Estadual

O central Henrique é o melhor bloqueador do Minas no Campeonato Mineiro (crédito: Charles Silva Duarte)

Sada Cruzeiro e Vivo-Minas se enfrentam no próximo sábado, às 9h, pela final do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Apesar da força dos dois elencos, os treinadores Marcelo Mendez e Marcelo Fronckowiak contam com peças que chegam na grande decisão com status de referência por serem os maiores pontuadores de cada time e por terem sido decisivos em jogos de grande importância na competição.

Do lado do Sada, o oposto Alemão é o maior pontuador, com 126 pontos. Destes 15 são de saque, fazendo do jogador o melhor sacador da equipe. Os pontos restantes são dividos em ataques, contra-ataques e bloqueio. O bom aproveitamento de Alemão se deve, em grande parte, pelo fato dele ser canhoto, o que dificulta bastante a marcação dos bloqueios adversários. “Por jogar do lado direito da quadra, tenho mais facilidade para corrigir uma bola que não venha da melhor maneira. Qualquer segundo acaba fazendo a diferença e dificultando o trabalho do bloqueio”, comenta. No entanto, as bolas que chegam para Alemão costumam vir com perfeição. “O William é um jogador espetacular. O apelido de ‘mago’ que ele ganhou na Argentina é mais que merecido. Ele tira algumas jogadas da ‘manga’ que são impressionantes. Jogar ao lado dele é fácil”, elogiou Alemão.

Alemão integrou o elenco que venceu, no começo da temporada, o Torneio de Irvine. No entanto, ele ficou em penúltimo lugar nas estatísticas de pontuação, ficando atrás apenas do levantador reserva Daniel. O motivo é plenamente justificado: o oposto titular, Wallace Souza, que hoje serve a seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo no Japão, jogou todas as partidas aproveitado bem as chances. Na competição, Wallace anotou 97 pontos, sendo eleito o melhor jogador da competição e maior pontuador. “O Wallace, desde o ano passado, vive um ótimo momento e disputar posição com um jogador de qualidade e vivendo uma boa fase é complicado. Ele também já mostra um bom entrosamento com o William (levantador) e isso acaba fazendo a diferença”, comenta Alemão.

Sem a presença de Wallace, Alemão se empenha e aproveita bem a oportunidade de deixar claro para Marcelo Mendez que a briga pela posição não será fácil. Apesar da teórica titularidade do selecionável, o jogador, que está na sua primeira temporada pela Sada, mostra serviço e avisa ao treinador que ele pode contar com um oposto efetivo e de muita qualidade para toda. “Fiquei feliz pela convocação do Wallace pela seleção tanto por ele como pela oportunidade que tive de disputar o Estadual inteiro, tendo uma sequência na competição. Pude mostrar meu trabalho dentro do grupo e ganhar a confiança de todos”, declara o oposto.

Wallace irá retornar à equipe e deve assumir a posição de titular. No entanto, a Superliga é um campeonato longo e a rotatividade do elenco poderá fazer a diferença entre as equipes que ficarão na parte de cima da tabela.

Pelo lado do Minas, Henrique é uma das referências. O central lidera as estatísticas da equipe no bloqueio e saque e acredita que isso é fruto do trabalho. “Faço mais pontos de bloqueio porque estou envolvido neste fundamento sempre que estou na rede. Bloquear é uma dos fundamentos mais prazerosos do vôlei”, comenta. Em relação ao saque, ele garante que vai usar mais esta arma contra o Cruzeiro, mas com consciência. “Gosto de variar saques mais fortes com outros mais táticos e acredito que ele vai nos ajudar bastante nesta final”, acredita o jogador.

De qualquer forma, Sada e Minas já têm em quem confiar na grande final. Henrique e Alemão são apenas duas peças que podem deixar seu nome gravado na partida mais importante da competição.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s