Semifinalistas do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei mostram suas forças

Marcelo Mendez garante que a liderança sempre foi o foco do Sada nesta primeira fase (crédito: Rodrigo Clemente)

Depois de três meses de competição, o Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei chega ao fim da fase de classificação, sem muitas surpresas. Apesar das cinco equipes participantes estarem confirmadas na Superliga que se inicia no próximo dia 10, era de se esperar que Sada Cruzeiro, BMG-Montes Claros, Vivo-Minas e Olympico-Martminas fossem as quatro equipes que passariam para as semifinais. Durante o campeonato, o rumo que se viu foi este, com a equipe da UFJF encontrando dificuldades para superar as outras equipes, mais bem estruturadas e com um forte patrocinador por trás, dando um valioso suporte. No entanto, o campeonato regional foi considerado pela equipe da Zona da Mata como um belo teste para a estreia em um dos campeonatos mais difíceis do mundo.

Em relação ao estadual, toda concentração será válida para as semifinais, que serão disputadas em partida única, no ginásio do Riacho, em Contagem. Qualquer erro pode contar para uma desclassificação e jogar fora a boa campanha feita na primeira fase. Inicia-se, agora um novo campeonato, sem espaço para erros. Pensando nisso, os treinadores já começam a preparar suas equipes tática e tecnicamente para se sobressair neste momento decisivo, onde o psicológico também contará bastante. Ao contrário da primeira fase, quando novas partidas poderiam diminuir o prejuízo, as semifinais forçarão as equipes a desempenhar seu melhor voleibol. Jogos de alto nível e bastante disputados são esperados. Neste momento, o apelo da competição ganha notoriedade e é bem provável que o ginásio contem com um público ainda maior. Melhor para o Sada, classificado em primeiro lugar. Cada uma das agremiações classificadas têm pontos a seu favor e esperam utilizá-los para conseguir chegar ao sonhado título.

Atual campeão, dono da melhor campanha e com o primeiro lugar já garantido, o Sada-Cruzeiro fez uma boa preparação para o campeonato. Depois de estreiar contra o UFJF, a equipe de Marcelo Mendez fez sua segunda partida na competição dois meses após a estreia. Com viagens marcadas para Argentina e EUA, onde disputou jogos contra equipes de alto nível e de diferentes escolas, o Sada retornou com uma boa bagagem e com o entrosamento da equipe bem desenvolvido. Nos jogos restantes do estadual, a equipe teve boa regularidade e perdeu apenas uma das oito partidas da primeira fase. No entanto, o nível desejado ainda não foi atingido. “Estamos em busca do auge, mas temos uma equipe com um bom conjunto e grande potencial no saque e ataque. Além disso, estamos em processo de recuperação de alguns jogadores de seleções e outros contundidos”, comentou. Para Mendez, a primeira colocação no campeonato foi de grande importância, uma vez que o líder jogará todas as partidas dentro de casa. “Tivemos esta liderança como foco durante todo o campeonato”, salienta.

O BMG-Montes Claros entrou no campeonato depois de uma Superliga proveitosa, onde foi eliminado nas quartas-de-final. A equipe do norte de Minas apelidada de ‘Pequi Atômico’ e campeã estadual em 2010, sempre teve na sua torcida uma das suas maiores forças. Prova disso foi o mando de campo, que surtiu efeito na maioria dos jogos realizados no ginásio Tancredo Neves. Das quatro partidas em casa, foram três vitórias. Derrota apenas para o líder Sada. Nesta reta final, a equipe, que jogará em casa, espera ter o ginásio lotado e estar em seu melhor dia para garantir vaga na decisão. Apesar da saída do tecnico Manu Arnault faltando poucos jogos para a primeira fase, o assistente-técnico Leandro Dutra acredita em um bom aproveitamento na semifinal. “Contaremos com o retorno do Leo Caldeira, que sofreu um estiramento na partida contra o Sada. Apesar de ainda estarmos buscando nossa formação ideal, a equipe vive um momento de crescimento tático e psicológico. Nossa meta é superar o Vivo-Minas, um forte adversário, para chegar com tudo na grande final”, comentou Dutra.

O Vivo-Minas é outro que começou o campeonato com status de favorito. A tradição e o peso da camisa contam bastante a favor da equipe de Belo Horizonte em qualquer disputa. Para este ano, a equipe contou com a chegada de jogadores importantes como Marcelinho e Manius. Mais recentemente, mais duas contratações foram confirmadas: a do ponta Samuel, que começou carreira na equipe e do tcheco Filip Rejlek, com boa experiência internacional. No entanto, estes dois jogadores só estarão disponíveis a partir da estreia na Superliga. O treinador Marcelo Fronckowiak vê a defesa como um dos fundamentos mais regulares da equipe. “É um setor com um aproveitamento interessante até o momento”, resumiu.

Depois de passar por um momento delicado, quando perdeu para o Olympico-MartMinas dentro e fora de casa, o Minas conseguiu encontrar um novo momento contra dois importantes adversários, que também são concorrentes diretos na busca pelo título. Vitórias sobre Sada e Montes Claros trouxeram de volta motivação e a confiança, dois fatores que podem fazer a diferença. O oposto Samuel, recém-contratado, poderá ser usado, apesar de ainda não estar na condição física ideal.

Fechando a lista do quarteto, está o Olympico-Martminas, equipe que disputou a última Superliga pela cidade catarinense de Blumenau e que conseguiu confirmar a participação no Campeonato Mineiro depois de uma parceria com o clube do bairro Serra, em Belo Horizonte. A oportunidade foi comemorada, uma vez que enfrentariam adversários de bom nível, que disputariam esta temporada da Superliga e que, certamente, contribuiriam para o crescimento da equipe, em todos os sentidos. Apesar da classificação em quarto lugar, a equipe não desiste e acredita que pode surpreender o Sada, mesmo com a equipe cruzeirense jogando em seus domínios. Na primeira fase, o Olympico venceu o Minas nas duas partidas e os vitórias servem de motivação para a equipe.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s