Minas Locomotiva faz seleção para time adulto

Integrar uma equipe oficial de futebol americano pode estar muito mais próximo dos interessados do que eles imaginam. As brincadeiras dos aficcionados em parques e praças ao lado de amigos poderão contar muito para quem decidir encarar os testes de seleção para fazer parte do Minas Locomotiva, único time da modalidade em Belo Horizonte. A seletiva aconteceu no último dia 12, para a categoria infantil, entre 12 e 17 anos e no dia 19, acontece para os adultos. “O futebol americano é um esporte livre de preconceitos, onde qualquer um pode participar. Na nossa equipe, temos atletas de 60kg a 170kg”, garante o diretor de marketing e comunicação Ítalo Mangoni.

De acordo com Ítalo, a grande rotatividade de jogadores no elenco é um dos motivos para realização da seletiva. “Muitos se lesionam e outros tem compromissos particulares e profissionais e não podem estar presentes como gostaríamos”, relata.

Ele garante que se surpreende com o nível apresentado por muitos que chegam. “Vários interessados já acompanham o futebol americano pela TV e tem um conhecimento avançado das regras. Também existem alguns que se destacam pelo condicionamento físico, pela força e velocidade. Mas a partir do momento em que forem aprovados, eles receberão ensinamentos específicos para evoluir e não chegarem tão crus ao time adulto”, relata.

A ideia do time infantil a ser formado não é disputar campeonatos, até porque raras são as equipes com representantes nesta faixa de idade. Treinos e amistosos darão uma boa dose de bagagem para a molecada. “Não exigiremos muito dos meninos, até por eles estarem em fase de desenvolvimento. Eles poderão ficar livres para escolher a posição preferida. A partir daí, verificaremos seu potencial e tentaremos moldá-lo”, coloca o diretor.

Até o momento, 74 jovens estão inscritos na seletiva da categoria infantil, enquanto 180 já estão confirmados para o adulto. um número que impressionou até o maior dos otimistas. Prova de que o futebol americano vem crescendo bastante no país, conquistando vários adeptos e interessados em colocar em prática tudo aquilo que veem na telinha.

A seleção será feita de acordo com a necessidade da equipe. “Os novos atletas serão trabalhados de acordo com o seu perfil e também com a nossa carência de posições. Vários irão passar por um processo de adaptação para se ambientarem a outras posições e necessidades”, afirma Ítalo. Para ele, o fundamental é ter uma boa condição física e se alimentar bem. A ideia é que o nível técnico e tático dos interessados se evolua ao lado da equipe, que mira avançar no cenário nacional.

História

O Minas Locomotiva foi criado em 2006 por meio de amigos que queriam levar adiante uma equipe de futebol americano. No entanto, o começo foi árduo. “Quando começamos, tivemos dificuldades para conseguir os equipamentos necessários. Treinávamos com apenas alguns dos equipamentos. O capacete era um dos que faltavam”, comenta Ítalo.

A equipe fez, neste ano, sua segunda participação em um dos maiores campeonatos do país, a Liga Brasileira de Futebol Americano. No ano de estreia, eliminação na primeira fase depois de uma vitória e cinco derrotas. Neste ano, um avanço com duas vitórias em seis jogos. “Tivemos a presença de dois jogadores universitários dos EUA que colaboraram bastante nos melhores resultados e no avanço técnico e tático do time”, comemora. A meta para o próximo ano é se classificar na primeira fase e conseguir vaga na final da conferência norte, formada por equipes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. A conferência sul tem nas equipes dos três estados sulistas os seus representantes.

Os testes acontecerão no Sest/Senat Contagem, na Avenida Dorinato Lima, nº 450, Bairro Inconfidentes, em Contagem. Todas as seletivas, tanto para o time infantil como para o time adulto, serão realizadas às 13h30. Os participantes devem comparecer com camisas de malha confortável, bermuda ou short, chuteira para campo e protetor bucal.

Os testes acontecerão no Sest/Senat Contagem, na Avenida Dorinato Lima, nº 450, Bairro Incofidentes, em Contagem. Todas as seletivas, tanto para o time júnior como para o time adulto, serão realizadas às 13h30 (de Brasília).

Os materiais necessários para as provas físicas são: camisa de malha confortável, bermuda ou short, chuteira para campo e protetor bucal.

Confira abaixo a lista de funções: 

Ataque:

Quarterback : jogador extremamente inteligente com habilidade de lançar a bola com precisão, força e distância.

Half Back – Corredor: jogadores extremamente velozes e ágeis.

Full Back – Corredor e bloqueador: jogadores fortes com certa velocidade.

Wider Receiver – Recebedor: jogadores velozes, ágeis e capazes de receber passes.

Tight End – Recebedor e bloqueador: jogadores fortes com certa velocidade e capacidade de receber passes.

Linha Ofensiva – Bloqueadores: jogadores grandes e pesados com mobilidade razoável.

Defesa:

Linha Defensiva – Bloqueadores: jogadores altos e pesados com muita explosão muscular.

Linebackers – Defensores internos: jogadores fortes com certa velocidade para defender contra corridas e passes.

Cornerbacks – Defensores contra passe: jogadores extremamente velozes e ágeis, focados no seu marcador.

Safeties – Defensor secundário: jogadores velozes e fortes, devendo defender contra corridas e passes longos.

Time Especial

Kicker/Punter – Chutadores: jogadores capazes de chutar a longas distâncias e altura e com extrema precisão.

Kick/ Punt Returner – Retornador de chute: jogadores extremamente velozes e ágeis, capazes de receber bolas chutadas.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s