Reta final nos campeonatos masculino e feminino de vôlei em Minas

O Sada joga hoje para manter a invencibilidade no Estadual (crédito: Ronaldo Silveira - Divulgação Sada)

Sada-Cruzeiro e Vivo-Minas fazem, hoje, uma das partidas mais esperadas do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Atual campeão, o Sada vem de três vitórias seguidas no campeonato e lutará para manter a invencibilidade diante da equipe de Belo Horizonte, que nas duas últimas partidas, não conseguiu superar o Olympico-MartMinas. “Derrotas nunca são esperadas. Mas uma vitória diante de uma equipe forte como o Sada servirá para retomarmos a motivação e a confiança em busca de uma boa posição na tabela”, alertou o oposto minastenista Ânderson.

A partida contará bastante para a classificação final do campeonato, que tem o BMG-Montes Claros na liderança até o momento, com cinco vitórias em seis partidas. Quatro equipes se classificam para as semifinais e as duas melhores colocadas jogarão a única partida que vale vaga na decisão em casa. O duelo vale a vice-liderança, já que as duas equipes possuem oito pontos.

Pelo Sada, Marcelo Mendez continua sem contar com o oposto Wallace e o ponta Maurício, que estão servindo a seleção brasileira no Pan de Guadalajara. Mas os jogadores que estarão em quadra sabem bem das dificuldades que serão encontradas na casa do adversário. “Os jogos contra o Minas são sempre disputados. Temos que entrar concentrados e fazer o nosso jogo, errar menos, dar mais volume na defesa e sacar bem”, comentou o ponteiro Filipe. Os resultados apresentados até o momento foram de grande importância para uma boa posição na tabela e também para aumentar o entrosamento da equipe, que visa o bicampeonato para entrar com tudo na Superliga que se aproxima. “A nossa equipe tem procurado evoluir a cada jogo e acredito que estamos conseguindo isso. O time deu uma crescida nesse início de campeonato, com mais entrosamento. Temos que seguir neste ritmo e tentar buscar mais uma vitória, que será muito importante para nós”, completou o jogador.

A partida acontece às 20h, na Arena Vivo, . Os ingressos custam R$ 6, com meia entrada para estudantes, menores de 12 e maiores de 60 anos.

Feminino

O Mackenzie será a sede do 3º e último circuito do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei. O time da casa é o atual líder da competição, com três vitórias em quatro jogos. Em segundo, está o Banana Boat-Praia Clube com duas vitórias, seguido pelo Usiminas-Minas com apenas um triunfo. As duas primeiras classificadas passam à grande final, que será disputada em apenas uma partida, na casa da equipe melhor colocada. A decisão está marcada para o dia 12 de novembro. As três equipes utilizam o estadual como preparação para a Superliga 2011-2012.

O Campeonato foi dividido em três circuitos, um na casa de cada equipe. O primeiro foi realizado cidade de Uberlândia, entre os dias 16 e 18 de setembro. Quem se deu bem foi a equipe da casa, que mesmo sem a tradição das adversárias, venceu as duas partidas e deu importante passo na competição rumo à classificação. “Fizemos valer o mando de campo e perdemos apenas um set contra o Mackenzie. Temos um grupo que foi montado há pouco tempo, mas que está bastante determinado, misturando juventude e experiência. Estamos trabalhando muito forte em busca dos resultados”, analisou Spencer Lee, treinador do clube praiano, que no ano passado, ficou em terceiro lugar no torneio.

A surpresa ficou por conta das duas derrotas do Minas nas partidas disputadas no Triângulo Mineiro. A equipe do técnico Jarbas Soares ganhou apenas um set e não conseguiu se encontrar nas primeiras partidas oficiais da temporada e teve a responsabilidade aumentada para o circuito seguinte, que foi disputado em seus domínios, na Arena Vivo, entre 30 de setembro e 2 de outubro. Jogando em casa, o Usiminas-Minas teve apenas uma vitória, por 3 sets a 1, contra o Praia Clube. O Mackenzie foi o responsável pelo terceiro revés minastenista na competição, depois de vencer por 3 sets a 2, em jogo bastante disputado. “O time evoluiu muito depois das apresentações em Uberlândia. Temos que treinar mais e melhorar os fundamentos, principalmente o saque. Agora é pensar no próximo circuito, acertar melhor as jogadas e garantir a nossa presença na final”.

Apesar de trabalhar com um grupo reduzido, o Praia Clube conseguiu superar todas as dificuldades e chega à reta final da competição com boas chances de disputar a final. “Temos apenas 12 jogadoras no elenco e tivemos problemas com contusões de algumas peças, como a Suelle e a Giovana. Em relação à esta jogadora, ela está em processo final de recuperação e esperamos contar com ela para este terceiro circuito”, comentou. Para a última etapa, foram feitos estudos detalhados das adversárias para que o desempenho mostrado nos últimos jogos seja melhorado.

Para ele, a equipe tem pontos de destaque e outros que precisam ser melhorados. “Nosso bloqueio tem feito um bom papel, mas precisamos, ainda, de um sistema de jogo mais homogêneo, para que todos os fundamentos estejam funcionando bem e que um padrão seja desenvolvido constantemente, em busca de uma competitividade”, afirmou.

Apesar da presença de apenas três equipes, Spencer reforça o alto nível do campeonato, que conta com três equipes que entrarão forte na disputa do maior campeonato do país. “Se outras equipes disputassem o campeonato, elas sentiriam muita diferença, principalmente nos dois primeiros anos. Mas em uma sequência, a tendência seria de evolução. Apenas o campeonato paulista conta com uma nível melhor e com mais equipes do que Minas Gerais. No sul, o campeonato tem mais equipes, mas por aqui nosso nível é maior”, esclarece.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s