Brasil Ride: uma semana de ciclismo puro

Uma das ultra maratonas mais difíceis do mundo está prestes a começar na Chapada Diamantina, Bahia. O Brasil Ride 2011 acontece entre 23 e 29 de outubro em um dos cenários mais deslumbrantes do país. O Parque Nacional, com 152 mil hectares, possui altitude média entre 800 e 1.200 metros acima do nível do mar, com picos de até 2.000 metros.

Minas Gerais, considerada a meca do mountain biker, por reunir trilhas técnicas e atletas de alto nível estará bem representada. Um dos destaques do estado é Hugo Prado Neto, nascido em Curitiba, mas mineiro de coração. Ao todo, serão 585 km a serem percorridos em sete dias de prova, que com certeza, irão desgastar bastante os competidores. Por dia, entre 80 e 100 km terão que ser enfrentados com uma força que costuma aparecer não se sabe de onde. Locais de exploração do garimpo no século XVIII estarão no percurso, dando um toque histórico á prova. A organização promete fornecer toda a estrutura aos atletas, com água, comida, alojamento e suporte técnico. As categorias presentes são Feminino, Mista, Master e Open, onde estarão concentrados as principais duplas.

Em uma prova de longa duração como esta, a chance de algo dar errado é muito grande e estar bem preparado para os inevitáveis perrengues nunca é demais. “O ideal é chegar descansado e tentar se recuperar durante a prova com uma boa alimentação. Ter uma estratégia bem definida é fundamental. Não adianta querer sair na frente porque será gasta uma boa dose de energia, que sempre deve ser equilibrada, sem deixar os adversários abrirem grande diferença”, comenta Hugo. Ele irá competir com Douglas Neto, uma das grandes revelações do ciclismo sub-23 do Brasil. Aos 20 anos, Hugo garante estar bem acompanhado. Ao lado da dupla, um fisioterapeuta para amenizar as dores e servir como suporte de grande importância.

Grandes adversários, de dentro e fora do Brasil, estarão presentes. A dupla da República Tcheca, formada por Robert Novotny e Kristian Hynec, campeã em 2010, irá defender o título e é, mais uma vez, favorita à conquista. A dupla de Portugal, com João Marinho e José Silva, também está garantida e brigará pelas primeiras posições. Entre os brasileiros, Josenberg Nunes e Rafael Mesquita prometem fazer bonito e deixar o nome do Brasil em um lugar de destaque. Hugo Prado Neto garante que entra na disputa para vencer e deixar para trás os fortes candidatos. “Os estrangeiros virão fortes. Teremos que saber dosar o esforço, controlar a força para sairmos de lá com um bom resultados”, comentou Hugo. Sorte para eles e que Minas seja bem representado com um pódio. Já seria uma vitória e tanto em uma competição extrema como o Brasil Ride, que irá distribuir, em prêmios, um valor total de R$ 25 mil.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s