X Terra chega à Tiradentes e São João del Rey

 

A criançada também tem voz no X Terra (crédito: X Terra - Divulgação)

Três competições de tirar o fôlego e ainda uma disputa saudável entre crianças, para estimulá-las na vivência esportiva. Tudo junto durante um único final de semana. Assim se resume a etapa deste sábado e domingo do XTerra Estrada Real, evento que acontece neste final de semana nas cidades de Tiradentes e São João del Rey. Esta será apenas uma das etapas do evento, que acontece durante todo o ano, em diferentes locais do país.

Feras do duathlon, da mountain bike e da corrida estarão presentes nas duas cidades mineiras. Ao invés de concentrar os esforços nos profissionais, que buscam importantes resultados na carreira, o X Terra tem grande preocupação em incentivar as crianças a praticarem esportes, o quanto antes. Nunca é cedo demais para começar a correr ou pedalar. “O X Terra une o útil ao agradável. Enquanto eu estarei lutando pelo pódio, minha mãe vai participar da corrida noturna. Além disso, estaremos todos reunidos em um lugar turístico de grande beleza natural”, comenta Lucas Leite, atleta de duathlon, que participa da competição desde 2005. No ranking geral da competição, ele está em sexto lugar. Apesar de participar de outras competições durante o ano, ele garante que seu foco principal é no X Terra.

A abertura acontece no sábado pela manhã com o duathlon. Serão 3km de corrida, seguidos por 32km de bike (entre single trancks e boas descidas) e mais 9km de corrida. Ainda no sábado, a prova noturna de 6km, onde os 1200 participantes, que podem optar por corrida ou caminhada, estarão equipados com lanternas para não perder o rumo.

No domingo, é a vez dos ciclistas, que irão encarar 40km de percurso, em formato de maratona. “O percurso foi alterado e fizemos todos os ajustes necessários para atender às exigências da Confederação Brasileira de Ciclismo”, explica Bernardo Fonseca, da X3M Sport Business, empresa detentora dos direitos do XTERRA no Brasil.

O percurso extremamente técnico exige muito dos competidores. No duathlon, Lucas garante que não existem favoritos, por melhor que seja o nível dos participantes. “Não dá para chegar ‘meio’ preparado. O terreno é rústico e variado, desde trilhas, à morros, montanhas e rios. Tem sempre uma surpresa preparado pela organização e tudo pode acontecer”, esclarece. Para não fazer feio, ele realiza seus treinamentos em locais com características parecidas com a que ele espera encontrar. Entre os adversários, ele destaca o próprio percurso como um dos grandes obstáculos a serem superados. Em relação aos competidores, Lucas cita Alexandre Manzan como um candidato ao título, pela boa experiência internacional, inclusive em etapas do próprio X Terra. Um acidente sofrido há dois meses afastou Lucas dos treinamentos durante alguns dias. No entanto, sua expectativa é de garantir um pódio.

A hora da criança também acontece no dominho pela manhã. Pequenos com idades entre 1 e 12 anos irão se divertir com a Kid Mini Corrida, que tem distância variada entre 50 metros e 1 km. Todos os participantes recebem medalhas pela presença e saem animados com a recompensa.

Um baita incentivo para deixá-los felizes e motivados para continuarem praticando a corrida e outros esportes. A introdução à práticas saudáveis nesta idade é sempre bem aceita e a continuidade é possível, principalmente pelo momento da vida em que a criançada se encontra. Tudo ali se torna divertimento e a vontade de querer participar de provas e brincadeiras só aumenta, a partir de um evento tão democrático.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s