Salve a majestade

Como não homenagear o maior jogador de futebol de todos os tempos em seu 70º aniversário? Pelé merece homenagens todos os dias, mas 70 anos é uma marca expressiva que não pode passar em branco.

Maradona que nada! Di Stefano menos ainda. Apesar de muitos afirmarem que Dom Diego é o segundo maior jogador argentino de qualquer época, ninguém se compara ao ‘negão’.

Pelé era um monstro. Vendo o documentário ’70 vezes Pelé’ da ESPN Brasil, esse termo é usado algumas vezes por diversas fontes para resumir Edson Arantes do Nascimento. Alguns dizem que existia o Édson e o Pelé. Que eram pessoas distintas. Édson era tranquilo e sereno. Pelé era um touro, bravo e sempre disposto. Coisas do futebol, que propõe tal tipo de transformação.

No programa, anônimos e famosos, que tiveram algum contato com o Rei e histórias de sobra para contar, tem a mesma importância. Cada um com um segredo, detalhes e lembranças que poucos conhecem. Orgulho foi ver meu tio Chico Formiga dar seu depoimento e relembrar que não foi nada fácil para o garoto de pele escura, em seus primeiros momentos no Santos.

Deu sorte por cair em um time fantástico, com jogadores de qualidade e experientes que, acima de tudo, o acolheram. A história poderia ser diferente se o time não fosse tão bom ou se o elenco fosse recheado de prepotência.

Pelé merece todas as honrarias pelos estragos que fez. Aprendeu a levar pancadas e a bater também. Sabia chutar com as duas, cabecear, lançar, preencher espaços e fazer gols. Tudo de uma só vez. Nunca mais teremos um deste, então é melhor relembrar bem e guardar com carinho cada história desta preciosidade.

 

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s