(In) Esperado?

O belo Soccer City pode se transformar, em breve, em um grande elefante branco

Muita gente fala que a África do Sul não teria, nem tem, condições de receber um evento do porte de uma Copa do Mundo.

Somente a alegria contagiante do povo sul-africano não basta para mascarar os problemas que existem no país de Mandela há anos. Claro que vários esforços e mudanças foram feitos para um dos maiores eventos esportivos do mundo. Mas é nítida a diferença de se realizar um mundial na África e outra na Europa.

Em algumas regiões de Johanesburgo não se vê brancos, mostrando que o apartheid não foi eliminado completamente.

Um dos funcionários da TV Horizonte está lá e já afirmou que o transporte público por lá deixa e muito a desejar. A inseguranã é um incômodo constante.

Apesar de tudo, existe um gosto muito especial em um país africano receber uma Copa. Apesar de algumas desconfianças, tudo parece estar pronto para o início de mais uma edição do maior torneio de futebol do mundo.

O futebol é uma paixão na África do Sul, mas os times de lá são fracos e pouco conhecidos. Deixar cada belíssimo estádios daqueles para times de pouca importância não vai ser fácil. É provável que muitos se transformem em elefantes brancos, inutilizados e esquecidos. Quanto dinheiro indo pelo ralo…

Há poucos dias, vários jornalistas portugueses foram acordados, no meio da noite, com armas apontadas. Não bastando, câmeras fotográficas, laptops e outros materiais foram roubados. Imagine o conteúdo que os caras perderam, o retrabalho e prejuízo que o assalto rendeu.

O Brasil tem condições de fazer uma boa Copa, mas precisa melhorar e muito, em vários aspectos. Segurança, transporte e hotéis são apenas algumas das prioridades. Além dos estádios que ainda nem começaram a ser (re) construídos. Eu, particularmentem, não acredito em um evento perfeito. A credibilidade dos dirigentes e políticos brasileiros, pelo menos comigo, não está em alta e grande parte do sucesso da Copa de 2014 está nas mãos destes citados.

Muita coisa boa ainda vai acontecer até 2014. Mas é sempre bom aproveitar os erros desta Copa para tirar lições proveitosas para daqui a quatro anos. Espero que não passemos por nenhum vexame como aconteceu no jogo entre Nigéria e Coreia do Norte, quando várias pessoas foram pisoteadas pela desorganização em relação a distribuição de ingressos. Coisa básica que não funcionou.

Vamos torcer para 2010 e rezar para 2014.

Anúncios

Sobre Daniel Ottoni

Desde 2011, repórter de esportes especializados do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Fale comigo no d.ottoni@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para (In) Esperado?

  1. Laura disse:

    com certeza, o Brasil terá que se esforçar muito para receber o mundial em 2014. E isso tem que começar logo, afinal 4 anos passam rápido demais. Não tem como esperar mais. E sorte pro Brasil em 2010 né!? beijoss!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s